Prótese sobre Implante

Prótese sobre Implante Dentário

Prótese sobre implante é o dente propriamente dito fabricado em resina ou porcelana. O implante dentário fica abaixo da gengiva como fundações de uma casa escondidas abaixo do solo. Normalmente pode-se  colocar  a prótese  dentaria sobre implante imediatamente, 3 meses, 6 meses ou mais dependendo da indicação logo após instalação do implante dentário.

Milhões de pessoas em todo o mundo perderam muitos ou todos os dentes.
Para essas pessoas, uma solução de substituição que elimine a necessidade de próteses adesivas  pode significar um novo conforto e bem-estar em sua vida. As alternativas para substituição das próteses removíveis usam implantes dentários como suporte, eliminando a necessidade de próteses adesivas desconfortáveis e não confiáveis. As soluções para substituição das próteses removíveis podem tornar as dores gengivais algo do passado.

Os implantes dentários fornecem a base das nossas alternativas para substituição das próteses removíveis. O uso dos implantes dentários pode devolver a confiança e a mastigação  que suas dentaduras e próteses moveis  actuais talvez não ofereçam. O Centro avançado dispõe de tecnologia em implantes e prótese sobre implante dentário desde 1990.

Se você necessita de um ajuste ou simplesmente está cansado de usar suas próteses actuais, pense nas alternativas para substituição destas e deixe suas próteses adesivas para trás.

proteses

Como funcionam as coroas  (próteses)?
A coroa é usada para cobrir totalmente ou parte do dente por restaurar. Ainda que fortaleça o dente a restaurar, a coroa pode ser usada para melhorar a aparencia , forma ou alinhamento. A coroa pode também ser usada como substituto no topo de um implante para melhorar a aparecia natural do dente na sua forma e estrutura. A porcelana ou a cerâmica das coroas podem coincidir com a cor natural dos dentes. Outros materiais incluem ouro e ligas metálicas, acrílico e cerâmica. Estas ligas são geralmente mais fortes do que a porcelana e podem ser recomendadas para os dentes posteriores. A porcelana em conjugação com um esqueleto de metal é mais usada por fortalecer os dentes e por ser muito estético.

O seu dentista pode recomendar uma coroa para:
1.Substituir uma restauração muito extensa onde não resta quase estrutura dental
2.Proteger um dente mais fraco de fracturas
3.Restaurar um dente fracturado
4.Servir de pilar a uma ponte
5.Cobrir um implante dentário
6.Cobrir um dente descolorado ou com uma forma menos perfeita
7.Cobrir um dente com um tratamento endodôntico

Como é que funciona uma ponte?
A ponte pode ser recomendada se lhe faltam um ou mais dentes. Os espaços deixados por dentes perdidos ocasionalmente provocam nos dentes existentes uma rotação ou um preencher dos espaços vazios resultando numa mal oclusão. O desiquilíbrio causado por falta de dentes também pode conduzir à doença gengival e a disfunção das articulações temporo-mandibulares (ATM).

Habitualmente, as pontes são usadas para substituir um ou mais dentes não existentes. Elas ocupam o espaço onde faltam os dentes. As pontes são cimentadas em dentes naturais ou em implantes que circundam o espaço. Estes dentes, chamados pilares, são usados nas pontes como âncoras. O dente a ser substituído, chamado pôntico, é cimentado nas coroas que cobrem os pilares. Tal como nas coroas, poderá escolher o tipo de material. O seu dentista ajudá-lo-á a decidir qual será usado, baseado na localização do dente (ou dentes) inexistentes, na sua função, aspecto estético e custo. As pontes de porcelana ou cerâmica podem coincidir com a cor natural dos dentes.

Como é que as coroas e as pontes são feitas?
Antes de uma coroa ou ponte ser feita, tem de se reduzir o dente ou os dentes até um tamanho que consiga fazer encaixar a coroa ou ponte na perfeição. Depois de reduzir o(s) dente(s), o dentista vai fazer uma impressão para tirar o molde exacto para a coroa ou ponte. Caso se use porcelana, o dentista determinará a cor correcta para que a coroa ou ponte coincida com a cor dos seus dentes existentes.

Usando esta impressão, o laboratório protésico irá fabricar a sua coroa ou ponte no material pedido pelo dentista. Será colocada uma coroa ou ponte temporária ou provisória no lugar para cobrir o dente já preparado enquanto a coroa ou ponte está a ser produzida. Quando a coroa ou ponte final estiver pronta, a provisória é removida e a nova coroa ou ponte será cimentada no seu dente ou dentes.

Qual a durabilidade de uma coroa ou ponte? 
O passo mais importante para que possa garantir a longevidade da sua coroa ou ponte é uma boa higiene oral e oclusão equilibrada. Uma ponte pode soltar-se se o suporte do dente ou do osso que a seguram estiver com alguma doença. Mantenha as suas gengivas e dentes saudáveis. Visite o seu dentista ou higienista oral regularmente, para consultas de rotina.

Para prevenir algum problema na sua nova coroa ou ponte evite mastigar alimentos muito duros, gelo ou outros tipos de objectos duros, gomas plásticas e principalmente açucares para diminuir infiltrações.